23 de maio de 2013

Como se tornar funcionário do governo do Québec

O sonho de uma parcela considerável da população brasileira é se tornar funcionário público, e desfrutar das regalias e da estabilidade no emprego, mesmo que o salário não seja lá grandes coisas. No Québec, se tornar funcionário público é bem diferente do Brasil, a começar pelo concurso público que é a primeira etapa. Usarei como exemplo um concurso para cargos de nível técnico nas áreas: domaine de la génie civil, de la géomatique, de la cartografie, de la géodésie, du design et de l'architeture. Após a publicação do edital do concurso no site http://www.carrieres.gouv.qc.ca/ , o candidato deverá preencher um formulário padrão e enviar pelo correio, com uma cópia de todos os documentos pedidos no edital que comprovem que ele é apto a participar do concurso. Após uma avaliação por parte do orgão responsável, o candidato receberá pelo correio uma carta informando se ele está apto, e caso positivo, quantos anos de experiência foram considerados na avaliação (os procedimentos podem variar dependendo do concurso). Receberá também uma carta de convocação para prestar os exames de múltipla escolha, dois em geral. Um exame de "raisonnement déductif - 3 horas" e outro de "habilités professionnelles - 1 hora e meia". O candidato tem uma pausa para almoçar entre as duas provas. Os candidatos serão informados do resultado por carta, ou pelo site, com a nota obtida e a nota mínima para aprovação. Após isso, o governo do Québec manterá uma lista com o nome de todos os candidatos aprovados no concurso (les candidats aptes à occuper un emploi dans la fonction public), que ficará disponível para todos os orgãos do governo por pelo menos 1 ano, prorrogável a critério do governo (a lista pode ficar válida por vários anos). Os orgãos que precisam de um profissional numa das áreas descritas acima, consultam essa lista e convocam os candidatos para uma entrevista, e essa é a grande diferença em comparação com o Brasil. A entrevista é que vai decidir no final qual candidato vai ocupar o posto disponível. O fato de ser aprovado no concurso não garante automaticamente a contratação, que pode ser permanente, temporária ou ocasional.
Aqui no Canadá as pessoas não tem um interesse tão grande em trabalhar para o governo como no Brasil, primeiro porque as empresas privadas pagam melhor, segundo porque existem oportunidades disponíveis no mercado, e terceiro porque nem todos os funcionários públicos tem estabilidade no emprego.
Uma última informação: Entre os funcionários do governo, em geral, os federais são os mais bem remunerados, em seguida os das prefeituras (municipais no Brasil) e por último os dos orgãos da província (estaduais no Brasil).