29 de julho de 2006

6° Passo - Exames Médicos

Depois de enviar toda a documentação, os formulários preenchidos e assinados, o check-list, as certidões de antecedentes criminais originais, as fotos e o comprovante de pagamento da taxa no Bank Boston a única coisa que se tem a fazer é esperar em torno 2 meses até chegar uma carta do Consulado Geral do Canada informando o n° para acompanhamento do processo pelo site, e dizendo para aguardar a solicitação para fazer os exames médicos.
Segundo informações essa solicitação leva alguns meses para ser enviada.
Os exames pedidos são:
  • VDRL
  • Anti-HIV
  • Raio X do tórax P.A. com laudo
  • Urina I
  • e se a pessoa tiver tatuagem deverá fazer também o exame de hepatite B

5° Passo - Etapa Federal - Consulado Geral do Canada - São Paulo

Após a aprovação na entrevista, juntamente com o CSQ - Certificat de sélection du Québec, é entregue uma carta de orientação sobre como proceder e o guia APPRENDRE LE QUÉBEC.
A etapa federal (veja pelo link acima) representa 30% do processo total. Ela consiste em:

A- Tirar as seguintes certidões:

  1. certidão de antecedentes criminais na polícia federal - 15 dias úteis - preencha o formulário pela internet no site da polícia federal,imprima, tire xerox da identidade e leve para dar entrada na sede da policia federal;
  2. certidão de antecedentes criminais na polícia civil/estadual - 10 dias úteis - o formulário é preenchido no local e leve uma xerox da identidade. Solicite uma carta do consulado canadense pedindo essa certidão, para poder dar entrada na polícia civil, pois eles exigem;
  3. certidão da justiça federal - tire on-line pela internet no site da justiça federal, imprima ela juntamente com a sua autenticação, pois ambas terão que ser levadas ao ministério de relações exteriores - Palácio Itamaraty na Av, Marechal Floriano - Centro - Rio, para ser chancelada .

Depois é preencher os formulários (link acima), tirar 6 fotos 3,5cm x 4,5cm , pagar a taxa no Bank Boston, anexar uma via do CSQ e enviar tudo para o consulado Geral do Canadá em São Paulo.

Consulado Geral do Canadá - Setor de Vistos e Imigração - Centro Empresarial Nações Unidas – Torre Avenida Nações Unidas, 12901 / 16º andar - São Paulo - 04578-000 - Brasil - Telefone: (11) 5509-4343 Fax: (11) 5509-4262

IMPORTANTE:

  • os prazos e locais acima são para pessoas residentes no estado do Rio de Janeiro;
  • se a sua identidade não for do Rio de Janeiro o procedimento é outro;
  • o procedimento acima só é válido para pessoas que sempre moraram no estado do Rio de Janeiro pelos últimos anos, caso contrário terá também que obter as certidões dos outros locais onde morou (outro estado ou país)

4° Passo – Entrevista com um representante do governo de Québec


Após a documentação ser recebida pelo escritório de Québec em Buenos Aires, a análise é feita e o dossiê criado. Caso falte algum documento ou algo esteja errado, eles entrarão em contato via email com o candidato solicitando o acerto/envio, se for o caso. Os emails normalmente seguem a seguinte ordem:

  1. email acusando o recebimento da documentação;
  2. email com carta em anexo informando a criação do dossiê e pagamento da taxa;
  3. email informando o mês da entrevista e uma relação de documentos que deverão ser apresentados, todos originais, no ato da entrevista, e também uma relação de sites que o candidato deve visitar para se informar sobre diversos assuntos;
  4. email com carta em anexo informando o dia, mês, hora e local da entrevista, que para os candidatos do Rio de Janeiro pode ser no próprio Rio ou em São Paulo. É solicitado na carta que o candidato replique o email confirmando.

Todos os contatos com o candidato são via email até o dia da entrevista, quando realmente você fica "cara-a-cara" com um funcionário do governo de Québec. Pode ser que em casos excepcionais eles entrem em contato por telefone, mas não é comum.
Se for aprovado na entrevista, o CSQ é entregue na hora ao candidato. Esse documento é impresso em duas vias para cada pessoa da familia, se for o caso, onde uma via ficará em poder do candidato até sua chegada a Québec e a outra será encaminhada junto com a nova documentação da etapa federal para o Consulado Geral do Canada em São Paulo.

3° Passo - Providenciar cópia da documentação, preencher formulários e enviar para Buenos Aires


Através do link acima você poderá acessar as informações necessárias de cada etapa a ser seguida, a lista de documentos a serem anexados (fotocópia) e aos formulários. Eles terão que ser preenchidos e enviados com as cópias de todos os documentos exigidos para solicitação do CSQ - Certificat de sélection du Québec. As cópias não precisam ser autenticadas nem os documentos traduzidos. Deve-se também enviar junto o formulário para pagamento da taxa através de cartão de crédito.

2° Passo - Pesquisas e Consultas


Se você foi aprovado no questionário deve agora pesquisar muito, e a internet é um excelente meio para obter informações tanto dos orgãos governamentais como de pessoas que estão passando ou passaram por todo o processo. Existem muitos blogs sobre isso.
Leve em conta todos os aspectos para uma mudança radical de vida, pois será uma mudança que envolverá familia, emprego, finanças, clima, moradia, cultura, etc.
Certifique-se que as chances de adaptação a nova vida são extremamente favoráveis, e que é isso realmente que você quer. Minimize ao máximo as chances de dar errado!

28 de julho de 2006

1° Passo - Veja se você está apto!


Antes de mais nada, entre no site do escritório do governo de Québec em Buenos Aires, que é o escritório responsável em processar as solicitações dos brasileiros interessados em imigrar para a província de Québec-Canadá, e preencha o questionário para verificar se você está dentro do perfil requerido. Ele é um pré-filtro para avaliar as suas chances de ser aceito/aprovado.
Seja o mais sincero possível nas respostas pois esse processo não é barato, e não é garantia de aprovação e muito menos de emprego.


Seleção e admissão dos candidatos
(texto extraído do site de Québec)

Por meio de um acordo estabelecido com o Canadá, Québec é o único responsável pela seleção de imigrantes que desejam se estabelecer em seu território para trabalhar ou desenvolver sua própria empresa. Os candidatos brasileiros são selecionados pelo Escritório de Imigração de Québec que atende a sua região. O Canadá expede, posteriormente, um visto de residência permanente aos que preencherem as condições canadenses referentes à saúde e normas jurídicas.

Os candidatos que se encaixam na categoria “trabalhadores qualificados” são selecionados pelo Québec em decorrência de sua formação, experiência profissional, idade, conhecimento da língua francesa e capacidade de adaptação socioeconômica. As qualificações profissionais do candidato devem corresponder às possibilidades de emprego existentes no mercado de trabalho de Québec ou representar um potencial elevado de adaptação e de mobilidade profissional.

O candidato deve dispor, também, de recursos financeiros suficientes para atender às necessidades pessoais e às dos familiares que o acompanham, durante pelo menos os três primeiros meses de permanência em Québec.

17 de julho de 2006

Passo a Passo Québec


Este blog tem por finalidade orientar e ajudar todos aqueles que tem interesse em participar do processo de imigração para Québec - Canadá. Todas as informações disponibilizadas aqui foram obtidas através dos sites do governo de Québec, de pesquisas diversas feitas pela internet e de depoimentos de pessoas que passaram pelo processo. Não nos responsabilizamos por qualquer informação que tenha sido divulgada de forma equivocada ou que não represente a realidade dos fatos, seja por parte de um orgão do governo ou por qualquer pessoa, que tenhamos publicado aqui.Utilizem os os links aqui divulgados para poderem confirmar as informações obtidas, e para que cada um chegue a sua própria conclusão.Gostaríamos de alertar que existem intermediários que oferecem serviços de despachante nesse processo de imigração, mas evitem usar esses serviços pois muitos usam isso para dar golpes. Procure tratar diretamente com orgãos oficiais do governo de Québec e do Canadá. Toda e qualquer taxa é paga diretamente ao governo do Québec ou ao governo/consulado do Canadá.