16 de dezembro de 2007

Informação importante para os engenheiros!


Gostaria de compartilhar com todos a informação de como exercer oficialmente a profissão de engenheiro no Québec, ou seja, fazer a equivalência de diploma de engenheiro e entrar para a Ordem dos Engenheiros do Québec .

As informações abaixo só valem para os imigrantes que já estiverem no Québec com o status de imigrante/residente permanente a menos de cinco anos, ou estejam para imigrar. Não é possivel usufruir da ajuda mencionada abaixo estando ainda no Brasil, pois é necessário já estar morando na província para ter direito, e todo o processo tem que ser feito pessoalmente.

Existe um organismo chamado AMPE-CITI que é subsidiado pelo governo do Québec (Emploi Québec) e pelo governo da França, que tem como objetivo ajudar os novos imigrantes a se integrarem / inserirem no mercado de trabalho do Québec. Para os imigrantes que são engenheiros formados fora do Canada, esse organismo ajuda e faz todo o acompanhamento do processo para que eles possam exercer a engenharia no Québec, e para isso é necessário entrar para a Ordem dos Engenheiros do Québec.

As informações podem ser obtidas no site http://www.ampeciti.ca/public/index1.htm , mas é importante destacar que apesar do imigrante ter direito a esse beneficio, é necessário obter a aprovação de um agente do CLE - Centre local d'emploi - Emploi Québec , ao qual o imigrante ficará vinculado (em função de onde mora). E mais, para obter tal autorização o agente do CLE faz uma avaliação do imigrante, como o nível de conhecimento do francês por exemplo, para decidir se ele está apto a receber já esse benefício, ou se precisa fazer a francização antes.

Segue abaixo um resumo do processo:

- Entrar em contato com a AMPE e assirtir a uma palestra de informação (gratuita);

- Marcar uma entrevista individual na AMPE (gratuita);

- Obter a autorização de um agente do CLE;

- Preparar toda a documentação para montagem do dossiê (veja relação abaixo);

- Entrega do dossiê na l'ordre des ingénieurs du Québec;

- Aguardar resultado pelo correio (n. de exames a serem feitos - 0 a 4 técnicos + economia da engenharia se for necessário);

- Se matricular na École Polytechnique de Montréal (campus da Université de Montréal);

- Estudar no máximo 10 meses para fazer os exames (créditos obrigatorios + opcionais). O numero de créditos (15 ou 30) e o tempo do curso depende do n. de exames exigidos pela ordem;

- Fazer os exames;

- Sendo aprovado, receberá a carteira da ordem e pagará a taxa anual.

Obs.:
- segue abaixo uma relação resumida de custos/beneficios e a relação de documentos (EQ = Emploi Québec)
- o engenheiro não é obrigado a estudar na École Polytechnique para fazer os exames

Nenhum comentário: