30 de novembro de 2006

Palestra dada dia 29/11/2006 em Belo Horizonte.

Vejam o comentário extraído da Comunidade Brasil Québec, pois vai tirar a dúvida de muita gente sobre as mudanças nos requisitos.

Ontem tivemos mais uma palestra do Governo de Québec. A palestrante foi a Sra. Soraia Tandel e contamos com a presença do Diretor Comercial do Consulado Canadense em Belo Horizonte, que na verdade é somente um escritório para incentivar comércio com o Canadá.
Como havia pedido no forum , levei as perguntas de todos, mas nem precisou serem feitas já que foram todas respondidas já na palestra. Abaixo faço um resumo:


A palestra é totalmente diferente da que o Sr. Roch Paquette apresentava, não só pelas mudanças no processo, mas o vídeo de apresentação de Québec foi mudado e a apresentação do Power Point também. Achei muito interessante o modo de apresentar da Sra. Soraia, pois como também foi uma imigrante, ela pode situar algumas questões, já que é uma brasileira, ela já sabe os problemas que nos afetam e conduz sua palestra explicando estas diferenças, como por exemplo, ao citar o sistema de saúde canadense, ela o compara com o brasileiro, fala também da pobreza e de mendigos, enfatiza a questão da violência.
Ela explicou muito bem a questão dos anos de estudo, pois sempre fazemos confusões, segundo a Soraia, no Canadá temos:


- Primário: 06 anos;
- Ginásio: 05 anos;
- Técnico: 03 anos.


Sendo um total de 14 anos de estudo básico o equivalente ao nosso Tecnólogo, quer dizer o nosso técnico para eles não é válido como tecnólogo, pois tem menos de 14 anos de estudo.
Explicou também que um trabalhador trabalha em média 40 horas semanais, conta com 01 ano de licença maternidade recebendo em torno de 70/80% do salário e o pai tem direito a licença paternidade de 06 semanas. Para informações sobre este tema indicou o site
www.cnt.gouv.qc.ca
Explicou muito bem a questão das profissões regulamentadas, utilizando exemplos de algumas profissões. Segundo ela Medicina, Enfermagem e Odontologia são as profissões mais difíceis de regulamentar, tendo praticamente que cursar toda a faculdade novamente. Explicou que em algumas profissões regulamentadas, enquanto valida-se o diploma, não pode trabalhar com plenos poderes na profissão mas pode-se trabalhar em áreas correlatas, como no caso de um advogado, ele não pode advogar (assinar) mas pode atuar como advogado júnior ou assistente de advogado até a total liberação do seu diploma.
Agora chega a parte que todos estão mais preocupados, as mudanças no processo.
Ela realmente enfatizou que para maiores de 35 anos fica muito difícil conseguir o CSQ, pois o novo perfil do processo de seleção é justamente para jovens qualificados. Explicou que o teste on-line está correto para pessoas até 35 anos, para pessoas mais velhas o resultado pode aparecer errado.
Ela fez muita questão de explicar sobre a idade, disse que até uns 37 anos mas com os outros quesitos muito bons, pode-se tentar o processo, acima desta idade diz que fica praticamente impossível conseguir o CSQ, pois o candidato teria que ter um excelente perfil, principalmente em relação ao francês, pois segundo ela, idade e francês são os quesitos mais importantes.
Recomendou, se for um casal, fazer a solicitação do CSQ a pessoa com menor idade.
Os quesitos de avaliação agora são:



- Jovem até 35 anos;
- Formação tecnológica(14 anos de estudo) ou universitária, lembre-se não é formação técnica. O MBA só é válido se tiver mais de 360 horas;
- Experiência Profissional. O estágio remunerado ou não agora é válido neste categoria, se tiver mais de 30 horas semanais. A experiência deve ser na profissão do diploma ou área afins e correlatas. Experiência de vendedora, balconista ou seja, profissões que não necessitam de formação tecnológica ou superior não podem ser consideradas;
- Francês mínimo de 150 horas, em caso de casal para os dois!!! Menos que isso nem adianta tentar;
- Autonomia Financeira para no mínimo os 03 primeiro meses. Não vale carro e nem FGTS;
- Outros: inglês, filhos, estadias em Québec com mais de 14 dias.


As 150 horas do francês são para aqueles que possuem um perfil totalmente de acordo com os quesitos. No caso de casal, se uma das pessoas tiver mais de 35 anos, este mínimo já sobe para mais de 200 horas de francês para os dois e uma profissão em demanda. Se os dois tem mais de 35 anos, este número sobe mais ainda e também é preciso pelo menos 01 deles ter um MBA. Agora se já passam dos 38, o processo complica consideravelmente, sendo preciso os dois terem MBA, serem quase fluente em francês e inglês, já terem ido para Québec, terem muitos anos de experiência e em profissões em alta demanda... o que as vezes é praticamente impossível de ter. Acima de 39/40 anos ela já diz para nem tentar mesmo com um excelente perfil.
Aconselha a quem irá completar 36 anos a entrar com o processo antes do aniversário, disse para ir estudando o francês até 01 mês antes de completar 36 anos e assim enviar o dossiê, pois desta forma quando for chamado provavelmente já terá as horas mínimas solicitadas e se não tiver isso será solicitado.
Confirmou que as regras válidas são as da data de envio do processo!!! Então quem envio antes do dia 16 de outubro de 2006 estão sendo analisados com as regras antigas!!!

Um comentário:

Marcos disse...

boa tarde,

Como funciona os requerimentos de horas para lingua francesa para comprovar essas horas ?
Outra coisa a entrevista com o agente de Quebec é na lingua dele, ou portuga mesmo ?