30 de julho de 2007

ESCRITÓRIO DE QUÉBEC EM SÃO PAULO

Novidade importantíssima para os brasileiros que decidirem imigrar para Québec. Até o final de 2007 a província de Québec terá um escritório em SP, o que significa uma maior facilidade para iniciar o processo e maior agilidade.

MISSION DE LA MINISTRE DES RELATIONS INTERNATIONALES AU BRÉSIL
QUÉBEC, le 23 juillet /CNW Telbec/
La ministre des Relationsinternationales et ministre responsable de la Francophonie, Mme MoniqueGagnon-Tremblay, dirigera une mission au Brésil du 24 août au 3 septembre2007, dans les villes de Sao Paulo, Brasilia et Rio de Janeiro. La ministresera accompagnée d'une quinzaine de personnes représentant les secteurs ducommerce, de l'éducation, de l'immigration, de la science, de la technologieet de l'innovation ainsi que de l'économie sociale.

Leia o comunicado na íntegra.
http://communiques.gouv.qc.ca/gouvqc/communiques/GPQF/Juillet2007/23/c8630.html

26 de julho de 2007

6 Meses de Canadá - Mercado de Trabalho

Gostaria de compartilhar com todos que estão no processo de imigrar para Québec, a minha experiência após esses meses aqui em Montréal. Faço questão de deixar claro que tudo que vou descrever é o meu ponto de vista diante dos fatos que vivi, ou que pessoas próximas viveram aqui nesses meses.

Cada profissional que imigrar terá um desafio diferente em função de seu perfil, de sua formação e da fluência do francês e inglês. Isso mesmo, do inglês também! Porquê? Se o profissional decidir morar em Montréal, que é a maior cidade do Québec e muito próxima dos EUA, dependendo do emprego/área desejada, o inglês pode ser mais importante que o francês. Para entender isso basta olhar para todas as outras províncias do Canadá, e para o maior parceiro comercial (EUA). Todos falam inglês! E mais, em bairros de Montréal como Westmount, Outremont et Mont-Royal se fala muito inglês, e em muitas ofertas de empregos nesses bairros o idioma mais exigido é o inglês, o francês está em segundo plano (um francês básico é admissível se você é fluente no inglês). Outro exemplo são os empregos na área comercial/vendas. Pelo que percebi, em 90% das ofertas se exige o inglês e francês.

Acho importante compartilhar isso com todos, pois antes de me mudar para Montréal eu só era cobrado pelo francês, e a impressão que eu tinha é que com uma fluência do francês bastaria para, com o tempo, conseguir boas oportunidades. Só o francês não basta para chegar próximo ao nível de emprego que tinha no Brasil.

Se olharmos para o Brasil isso também é verdade, para se conseguir as melhores oportunidades precisa-se falar além do português o inglês, e muitas vezes um terceiro idioma (francês ou espanhol)

Gostaria também de dizer que oferta de trabalho aqui tem muita, mas muita mesmo, principalmente para quem quiser trabalhar no comércio. Quem tiver dúvida sobre isso basta dar uma volta em qualquer shopping de Montréal ou Laval e olhar para a parte inferior das vitrines ou nas portas das lojas, e verá uma placa ou cartaz escrito NOUS EMBAUCHONS!

Espero ter ajudado!

Vejam quem deu um SHOW ontem em Montréal!