21 de outubro de 2007

Morar e trabalhar em Montréal

Essa semana completou nove meses que eu moro em Montréal, e após todo esse tempo aqui muitas experiências foram vividas, boas e ruins, por mim e pela minha família, mas eu posso garantir que as ruins foram muito bem superadas, e a maior parte delas já estavam previstas ainda no Brasil.

Todos que acompanham o meu blog e estão no processo de imigrar para o Canadá devem ter inúmeras questões a serem esclarecidas, para melhor se prepararem para essa grande mudança. Desde o dia que criei esse blog minha intenção sempre foi de ajudar, por isso eu procuro alimentar sempre ele com informações, pois eu sei o que é tirar a família de um país e ir para outro sem ter um emprego garantido, uma moradia definida, etc.

Já comentei mais de uma vez aqui no blog a importância de se saber bem o idioma francês e inglês, e sempre que posso comento novamente. Porquê? A resposta é muito simples: mais da metade dos problemas da nova vida aqui serão superados facilmente se o novo imigrante vier com esses dois idiomas bem falados. Porquê novamente? Se você falar esses idiomas bem vai se adaptar rapidamente, arrumar um bom trabalho fácilmente (tem que procurar é claro), mesmo que não seja na área desejada. Com um bom trabalho e um bom salário todos os problemas de adaptação por exemplo podem ser superados de forma mais fácil, difícil e ter que se adaptar aqui com pouco dinheiro, com a preocupação das contas à pagar, sendo obrigado a se privar de confortos que tinha no Brasil. O governo daqui faz a parte dele em auxiliar e até ajudar financeiramente o novo imigrante, mas o imigrante tem que fazer a parte dele também.

Essa semana eu vi uma cena num sinal, farol ou semáforo, que eu fiquei revoltado. A cena era de uma rapaz pedindo dinheiro e ele me parecia uma pessoa normal. A minha revolta é que aqui só não trabalha quem não quer! (uma pessoa faz isso porque é mais fácil pedir dinheiro que trabalhar) Isso mesmo, mais é logico que vai fazer trabalhos básicos (trabalhar num entrepot, MacDonald, numa loja, etc.) mas vai ganhar um salário que permite uma pessoa viver basicamente, muito diferente do Brasil. Vou ainda mais longe, tem muitos trabalhos básicos que o salário é maior que os salários pagos aos funcionários bem vestidos das lojas de roupa, eletrodomésticos, etc. Eu afirmo isso pois já trabalhei em lojas desse tipo e sei quanto eles ganham. Entrem nos sites das empresas de recursos humanos abaixo e façam uma pesquisa para comprovar.

http://www.braylarouche.com/accueil.ASP
http://www.bedres.com/fr-CA/index.aspx?CatID=3
http://placement.emploiquebec.net/mbe/login/portail/portcherc.asp
http://www.groupeperspective.com/index.php
http://www.jobbank.gc.ca/Intro_fr.aspx
http://www.hunt.ca/
http://imt.emploiquebec.net/mtg/inter/noncache/contenu/asp/mtg941_accueil_fran_01.asp
http://emplois.isarta.com/jobs/index.shtml?gclid=CPvfmtv0nY0CFQHbQAodkTNM3Q
http://www.jobboom.com/mod-bin/prod/index.pl
http://www.quantum.ca/welcome.aspx
http://www.monster.ca/
http://randstad.jobandco.com/index-en.htm
http://www.secomplus.com/
http://www.workopolis.com/emploi.aspx?action=Transfer&View=Content/Common/WorkLoginView&lang=FR&theme=work&OldUrl=

Estudem francês e inglês que o sucesso aqui vem com o tempo.