26 de agosto de 2007

Mercado de Trabalho


Vejam o que a carência de mão-de-obra faz com as empresas CANADENSES. Quem já viu algo assim no BRASIL?

18 de agosto de 2007

Trabalhando em Montréal

Para todos que acompanham meu blog, eu gostaria de compartilhar a experiência mais difícil, porém mais compensadora, do meu primeiro e meu segundo emprego no Canada em duas semanas. Não pensem que eu errei ao dizer duas (2) semanas, pois é isso mesmo. Como? A resposta é bem simples. O primeiro emprego aqui para um imigrante é o mais difícil, pois você só tem um histórico profissional no Brasil, então você fecha com a primeira oportunidade que você acha que vale a pena, isso se você não estiver no desespero pois se você estiver vai aceitar qualquer coisa. O que ocorreu comigo é que como eu trabalhei na área comercial/vendas mais de 10 anos no Brasil, e aqui em Montréal tem muita oportunidade na área de vendas, em lojas principalmente, após achar que estava falando um francês e um inglês razoável (eu não disse bom) resolvi me testar no mercado. Para minha surpresa, eu fui contratado por uma mega empresa americana para trabalhar em uma de suas lojas como vendedor. Enquanto eu esperava o dia para começar que se daria 5 dias após eu ter assinado toda a documentação da contratação, eu fiz duas entrevistas para trabalhar em uma mega empresa canadense, tipo a JC Penney americana, para trabalhar como vendedor também. Para minha surpresa mais uma vez, após já ter começado a trabalhar na outra empresa, recebo a confirmação de que eu seria contratado por essa empresa canadense. Eu aceitei, pois o salário era melhor e as perspectivas de crescimento também. Sendo assim, eu trabalhei cinco dias em uma empresa e pedi demissão.
Qual é então o momento difícil de toda essa história? Pedir demissão não foi fácil, pois a primeira empresa que me dá a oportunidade do tão sonhado primeiro emprego aqui no Canada eu digo que não posso mais trabalhar por motivos pessoais, eu me senti como traidor. Mas eu tenho que pensar no meu futuro e da minha família! Mas realmente o momento mais difícil foi começar a trabalhar na outra empresa, pois a estrutura era muito maior, mais funcionários e departamentos, e a exigência do inglês era tão forte como do francês. O primeiro dia eu tive vontade de ir para um canto e chorar, pois apesar de toda a minha experiência em vendas a falta da fluência no idioma inglês e no francês, a falta de conhecimento sobre os equipamentos com que estava trabalhando, tudo e todos no ambiente de trabalho serem novos para mim foi definitivamente apavorante. Quando o telefone tocava ao meu lado eu tinha vontade de sair correndo! Eu me perguntei várias vezes "Será que eu tomei a decisão correta de sair da outra empresa onde eu já estava me sentindo parte da equipe?". Após o segundo dia de trabalho as coisas começaram a ficar mais naturais, comecei a receber um treinamento básico e a convocação para os treinamentos na matriz, ou seja, eu comecei a ver que a empresa vai investir em mim para estar preparado para esse novo desafio.

A conclusão que eu tiro dessa nova experiência é que apesar de tudo o que eu já tinha passado durante o processo de imigração, adaptação a nova vida e ao frio, eu vi que não é nada comparado ao recomeço da carreira profissional. Essa experiência que eu decrevi acima está bem resumida, mas tem como objetivo mostar que tão difícil como conseguir o primeiro emprego é começar nele e vencer os obstáculos do dia-a-dia.